quarta-feira, 16 de novembro de 2016

PAPO TEOLÓGICO 4: SEJAMOS TODOS QOHÉLET!

"Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém. Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade." Eclesiastes 1:1,2

Destacamos acima, os primeiros versículos do livro de Eclesiastes, que além de indicar o seu autor, dá nome ao mesmo: Eclesiastes. Além da versão que usamos (Almeida Corrigida e Fiel), o nome também vem traduzido como: Eclesiastes e mestre.

Todos estes nomes, são uma tradução da palavra hebraica: Qohélet. 

Apesar das divergências em torno do autor deste livro, a tradição dos judeus, os pais da igreja e os primeiros escritores eclesiásticos, eram unânimes de que o autor foi Salomão, filho de Davi e rei de Israel. Inclusive Lutero, sustentava esta teoria.


A maioria dos autores sustentam que um discípulo de Qohélet escreveu o que lemos em 12:9-10: "Qohélet, além de ser sábio, instruiu permanentemente o povo; e escutou com atenção e investigou, compôs muitos provérbios: Qohélet procurou encontrar palavras agradáveis e escrever a verdade com acerto." 


Alguns chamaram Qohélet de filósofo, mas preferimos chamá-lo de pensador, pois observava e refletia sobre muitas coisas.


Qohélet também se destacava como docente e esta atividade estava intimamente ligada as demais.
R. Kroeber, declara: "Vemos, pois, no autor, um mestre de sabedoria que, como membro da classe dominante...e favorecedor das tendências conservadoras."


Qohélet, que dúvida de tudo, sequer se preocupa em provar a existência de Deus. Deus não é problema para ele, pois "No livro de Qohélet não existe 'o problema de Deus'. É estranho ao autor o ateísmo (Gottesfrage)". 


Depois de todos esses detalhes, encerramos este PAPO, destacando que a maior tarefa de Qohélet, encontra-se no significado de seu nome. 


A tradução do hebraico Qohélet, tem como base um verbo (qhl) que significa: "colocar junto, reunir." A forma gramatical, particípio feminino, transforma o verbo na designação de uma ocupação. Assim, o Qohelet é "aquele que reúne as pessoas na presença de Deus".


Que possamos imitá-lo: reunindo as pessoas na presença de Deus!
Sejamos todos Qohélet!
Pr. Isaias de Oliveira - Méier

Nenhum comentário:

Postar um comentário