sexta-feira, 23 de junho de 2017

A metáfora da casa: uma família bem estruturada


"Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável."  Rei Salomão

É com sabedoria que se constrói uma casa, a qual tipifica nossa vida pessoal e familiar. Uma construção imobiliária não é barata, custa investimento financeiro, envolvimento, dedicação e trabalho.

Vamos analisar as principais etapas da construção de uma casa para entendermos essa profunda metáfora. Seja pequena ou grande, uma edificação sempre começa pelo alicerce (baldrame ou sapata). É a etapa da fundação, que exige grande atenção para que a casa não venha a desabar. Será o alicerce que manterá a casa de pé!

O alicerce é feito a partir da escavação do solo superficial para chegar ao solo mais rochoso. Quando o solo é úmido ou pantanoso, é preciso furar até encontrar o lençol freático, que é uma água subterrânea. É preciso ultrapassar esse lençol freático para chegar à rocha impermeável (pedra calcária). Dessa etapa inicial da construção de uma casa podemos tirar muitas lições para nossa vida pessoal e familiar.

É preciso ir fundo para construir uma casa. Isso significa investir na família. Temos de escavar nossa alma (pensamentos e emoções), para que o edifício seja bem construído.

Portanto, se sua vida pessoal estiver contaminada pelo que é impuro, causa guerra, ódio, incompreensão, insensibilidade, partidarismo, mentira, injustiça e desamor você construirá sua família sem sabedoria e de uma maneira tortuosa.

É fundamental também passar pelo “lençol freático”... Podemos comparar à ideia de mergulhar no relacionamento familiar, aprofundar-se, deixar o “eu” para investir no “nós”. 

Prosseguindo com a metáfora da construção da casa, na rocha impermeável e inabalável é fixada a armadura da sapata, uma espécie de esqueleto de aço. A seguir, esse esqueleto é cercado com tábuas para que não se perca o alicerce de concreto que será depositado dentro dele. Por fim, nessa etapa ocorrem processos de embasamento e impermeabilização do alicerce para que nada o danifique.

O que fazer depois? Precisamos proteger nossa casa com as Tábuas do amor e da compreensão e fazer o embasamento e a impermeabilização do viver por meio da gratidão e do perdão, consigo mesmo, com Deus e com a família. Precisamos alimentar nossa alma e espírito diariamente com coisas boas se quisermos ter uma vida sábia, uma casa sólida e relacionamentos saudáveis na família!
A estruturação
Depois que o alicerce está fincado na rocha, toda construção entra na fase de levantamento das paredes por meio da colocação dos tijolos de modo nivelado, um a um unido por argamassa. A cada seis fileiras horizontais de tijolos é deixado um vão na parede para que seja posta a armadura dos pilares ou colunas, que são novos esqueletos de aço concretados. São também instaladas vergas e contravergas, que são novos reforços de aço e concreto postos abaixo e acima das janelas e portas para evitar trinca nas paredes e deformação na esquadria.
A que podemos comparar os tijolos? Eles podem ser os membros da família que, unidos pelo amor e pela compreensão. As paredes são sustentadas pela espiritualidade, sem a qual as paredes desabariam.

O telhado

Na edificação de uma casa real, depois que as paredes estão prontas, é feita a armadura de cintas, que são as vigas que sustentarão o peso da laje e do telhado. Elas também são vedadas com tábuas e depois concretadas. Por fim, é feito o telhado para proteger a casa de chuvas e variações de temperatura.
O que você acha que pode representar tudo isso? Há pelo menos dois simbolismos para o telhado: a figura materna e paterna.
Pai e mãe são imprescindíveis para a boa formação emocional e espiritual dos filhos. A mãe (mulher) tem a função de ternura e afeto na família, enquanto o pai (homem) representa a proteção. Você sabia que é o pai quem estabelece a masculinidade e feminilidade dos filhos? O menino desenvolve a masculinidade identificando-se com as roupas, a voz e o jeito de ser do pai. A menina desenvolve a feminilidade com a aprovação, o carinho e os elogios do pai. Mães que criticam e desmoralizam a figura paterna causam grandes transtornos psicológicos aos filhos quanto à sexualidade, identidade e segurança emocional.

Quem quer sustentar sua vida só com base nas paredes da casa logo será atingido pela chuva e variações de temperatura, porque não há quem resista às adversidades sem telhado!

Você e sua família formam uma casa completa, com alicerce, paredes adornadas e fortalecidas, de modo que pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável. Sua casa tem paredes, portas, janelas e telhado indestrutíveis! Não aceite que os ventos da vida, abalem sua casa.



Se quiser ler mais sobre isso, adquira o nosso livro:

- Casa: O princípio de todas as coisas


Nenhum comentário:

Postar um comentário