segunda-feira, 9 de maio de 2011

VIDAS OU SOMBRA? – UMA REFLEXÃO SOBRE O MINISTÉRIO PASTORAL

 

Então, Jonas saiu da cidade, e assentou-se ao oriente da cidade, e ali fez uma cabana, e se assentou debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.E fez o SENHOR Deus nascer uma aboboreira, que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte, ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou. E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso, oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver. Então, disse Deus a Jonas: É acaso razoável que assim te enfades por causa da aboboreira? E ele disse: É justo que me enfade a ponto de desejar a morte. E disse o SENHOR: Tiveste compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que, em uma noite, nasceu e, em uma noite, pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?”.  Jonas 4:5-11

Os versículos acima nos relatam o final da empreitada do Profeta Jonas na cidade de Nínive, capital da Assíria. Os assírios eram conhecidos por sua beligerância. Seus exércitos tiveram grande influência no mundo antigo. Eram implacáveis e possuíam um grande poder bélico e um exército bem estruturado. O uso de cavalos tornava os seus ataques mais ágeis no campo de batalha. Os assírios subjugaram muitos povos, até o próprio povo de Israel.

Foi para esse povo que o Senhor enviou o profeta Jonas.
A vida de Jonas é um grande alerta para nós hoje.
Por se tratar de um profeta, a sua vida é um arquétipo do ministério pastoral.
De todos os livros da Bíblia, apenas três terminam com uma pergunta: Lamentações, Naum e Jonas (de acordo com a tradução pode variar). Porém, o livro de Jonas é o único que termina com uma pergunta de Deus a um profeta. Esta pergunta, pode ser uma pergunta para nós: os pastores de hoje.
Deus chama Jonas para uma missão específica e ele foge, pegando um barco para o sentido oposto, indo literalmente na contramão de Deus. Sua vida é dirigida pelo que acha mais cômodo e os seus sentimentos dirigiam os seus atos. A Palavra de Deus se tornou algo relativo para ele.
 Esse é um tremendo erro! A Palavra de Deus é absoluta e digna de toda a aceitação. Obedecê-la será sempre a melhor opção.
Em sua tentativa de fuga, Jonas desce para o porão do barco e dorme. Estava tranqüilo, apesar de estar vivendo em desobediência a Deus. A questão da desobediência não o incomodava mais, continuou com esta atitude, até que as coisas começaram a dar errado.
No momento em que vem uma tempestade, Jonas sabia que ele era a causa.
Muitas tempestades são causadas por nossa desobediência e atitudes erradas.
Após ser lançado ao mar, um grande peixe o engoliu, e o manteve em seu ventre por 3 dias, até que ele clama a Deus, que em sua grande misericórdia, lhe dá uma nova chance.
Jonas é deixado em uma praia e finalmente percorre a cidade pregando uma mensagem simples e curta: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida” (Jonas 3:4).
 O povo creu na mensagem e se arrependeu. Deus perdoou o povo e o livrou da sentença de destruição, o que não agradou Jonas. Existem algumas teorias sobre o motivo dessa revolta:

1)      Jonas estaria preocupado com sua reputação como profeta, pois ele anunciou que a cidade seria destruída;

2)      A visão exclusivista de que a salvação era somente para os israelitas;


3)      Ressentimento. O povo de Israel já havia sofrido na mão dos assírios.


Independente do motivo, uma coisa é clara, Jonas não estava nenhum pouco preocupado com as vidas que foram poupadas. Ele fez para si uma cabana e se deitou debaixo dela. Deus fez nascer uma planta sobre ele, lhe dando sombra e satisfação. No dia seguinte, Deus enviou um bicho que fez a planta secar.
A reação de Jonas é surpreendente: ele fica extremamente irritado e deseja a morte. Em seguida vem a pergunta de Deus, com a qual termina o livro: Jonas você ficou tão afetado por causa de uma planta que morreu e Eu não ficaria triste com a morte de cento e vinte mil homens?
O livro não relata a resposta de Jonas, como se fosse uma pergunta para todos nós.
O que tem afetado a nossa vida? O que tem mexido com os nossos sentimentos?
O que tem sido mais importante para nós: as vidas ou a sombra?
A sombra representa tudo aquilo que traz segurança, comodidade, satisfação pessoal etc



E aí o seu ministério tem priorizado as vidas ou a sombra?




Pastor do Projeto Vida Nova do Méier. Diretor do Seminário Vida Nova e Presidente da Diretoria do Conselho de Pastores do Projeto Vida Nova (CONAVIN). - Bacharel em Teologia; - Mestrado em Teologia com ênfase em Ministérios Globais; - Graduação em Marketing; - licenciatura em Filosofia; - Graduação nacional em Liderança Avançada do Instituto Haggai; - Formado no curso de Desenvolvimento de Equipes no Instituto Legislativo Brasileiro; - Curso de Administração de Materiais na Fundação Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário