terça-feira, 3 de maio de 2011

O QUE ESTÃO FAZENDO COM O EVANGELHO?




“Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo”. Eclesiastes 7:29



Se me pedissem para nomear o tempo em que vivemos, no que diz respeito à igreja evangélica, eu chamaria de: tempos de complicação.

Parece que o lema é: “se podemos complicar, para que facilitar?”.

Verdade seja dita: o êxito da complicação merece nossos parabéns!

Lendo a Palavra de Deus (aquele livro que muitos não lêem, outros sequer carregam), encontramos o plano simples de Deus para a salvação do homem.

Esse plano, se consumou em Jesus: seu nascimento, sua vida, seus ensinamentos, sua morte, sua ressurreição e ascensão.

Quando eu creio nEle e me arrependo, sou feito filho de Deus. Todo pecado é perdoado, toda dívida é paga, toda maldição é quebrada, e mais: Jesus nos dá autoridade sobre o inferno: “Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo”.   Lucas 10:19

Pois é, mas parece que isso não é suficiente hoje.

É preciso fazer uma quebra de maldição hereditária, pois, algum problema que acompanhava seus antepassados pode ter uma influência na sua vida hoje. Fico pensando: “porque os Apóstolos não pensaram nisso?”.

Confundimos o que da alma com o  que é do espírito, mas a Palavra de Deus ensina que são duas coisas separadas, e que uma das coisas que ela realiza em nós, é separá-las:

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. Hebreus 4:12

 Existem traumas e feridas do passado que precisam de cura, mas isso é a nível de alma. Se eu declaro para uma pessoa que nasceu de novo que ela precisa quebrar maldições do passado estou invalidando a Palavra de Deus e a obra de Jesus:
Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera maravilhas entre vós o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Ora, a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito... E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa”. Gálatas 3:1-14 e 29. O Grifo é nosso


E se isso não resolver, existe uma variedade de seminários para ajudá-lo a ter uma libertação plena.

A Igreja nunca teve tantos temas específicos (muitos inventados e não extraídos da Bíblia)  como hoje.

Nunca se ouviu tanto e se praticou tão pouco.

Não sou contra o ensino, pois estaria dando um tiro no pé, pois trabalho com o ensino e diretamente com a formação de líderes.

Considero válido, seminários e conferências que tratam de temas importantes, como: família, liderança, juventude, drogas, política etc

Mas me irrito com a infinidade de assuntos extra-bíblicos, e porque não dizer extra-terrestres, ou extra-tudo, que surgem por aí.

 Lembro da introdução de um livro que li recentemente: “Não acredite em nada do que você vai ler neste livro. Embora estas 100 dicas simples tenham sido escritas a partir de nossa experiência com treinamento e consultoria, você não vai ganhar nada tentando decidir se acredita ou não nelas. Acreditar não é o caminho para o sucesso. O que importa é a prática” (100 maneiras de motivar as pessoas. Chandler, Steve).

É claro que para nós cristãos, acreditar é essencial (“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem...Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”Hebreus 11:1 e 6), porém,  “...a fé sem ações está morta”. Tiago 2:26

Na história do avivamento, lemos o relato de bairros, cidades e nações, sendo sacudidos pelo poder de Deus e testemunhando a conversão de multidões. Tudo isso, porque a Igreja se despertou para um relacionamento mais profundo com Deus, intensificando sua vida de oração.


“O mesmo é verdade ainda hoje. É preciso que sejamos humildes aos nossos próprios olhos, pois, o fracasso ou o sucesso, em última análise, dependerá  disto.  Caso nos consideremos importantes, já estamos derrotados. A história sempre se repete neste particular. Deus sempre procurou um povo humilde. Ele não pode usar  outro tipo de pessoa. Martinho Lutero, o grande reformador, escreveu: "Quando o Senhor Jesus diz 'ARREPENDA-SE', Ele quer dizer que toda a vida do crente na terra deve ser um constante e permanente arrependimento.  Arrependimento  e  dor,  isto  é, verdadeiro arrependimento, são constantes enquanto o homem não  está  satisfeito consigo mesmo - ou  seja,  até  que    para  a  eternidade.  O  desejo  de  se auto-justificar é a causa de todo o sofrimento do coração". Nosso coração sempre precisa de muita preparação, em humildade e separação, antes que Deus possa  vir de forma persistente. "A profundidade de qualquer  avivamento  será  determinada precisamente pela profundidade do espírito de arrependimento  que  o  produziu."
Aliás, esta é a chave de todo verdadeiro avivamento nascido de Deus”.

Bartleman, Frank . A História do Avivamento Azusa





E hoje?

Temos muito recursos: mapeamentos, marcação de território, por falar nisso, até os animais tem inspirado essas práticas. Ouvimos o relato de um grupo de crentes, que marcava o território ao redor da igreja, urinando. É “unção pra cachorro!”

Dá para acreditar?


Pessoas que declaram que o simples ato de liberar uma palavra profética, pode mudar a realidade de um lugar. Não quero dizer que não devamos orar,  a Bíblia ensina que devemos orar, porém, não esquecendo de fazer a nossa parte:


“Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão”. Jeremias 29:7

Isso era o que Paulo fazia, orava e pedia oração para que as portas se abrissem para ele pregar o Evangelho, e a medida em que se abriam, ele pregava a Palavra, a tempo e fora de tempo.
“orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar”. Efésios 6:18-20

Creio em profecia, e na importância da palavra profética, mas elas nunca substituirão aquilo que Deus designou a própria igreja:


- Testemunhar (não só falando do Evangelho, mas vivendo)  e cumprir o Ide: pregando o Evangelho a toda a criatura.

“E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão. Quanto aos outros, ninguém ousava ajuntar-se com eles; mas o povo tinha-os em grande estima. E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais, de sorte que transportavam os enfermos para as ruas e os punham em leitos e em camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais todos eram curados”. Atos 5:12-16

“E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus e os deixaram ir. Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo”. Atos 5:40-42


Palavra profética, não é palavra mágica. Deve ser acompanhada de fé, bom testemunho e ação.

A igreja está se acostumando a ter informações e diminuindo suas ações!




“De Formião, filósofo elegante,
Vereis como Anibal escarnecia,
Quando das artes bélicas, diante
Dele, com larga voz tratava e lia.
A disciplina militar prestante
Não se aprende, Senhor, na fantasia,
Sonhando, imaginando ou estudando,
Senão vendo, tratando e pelejando.
Luís de Camões (Os Lusíadas)



Até a adoração a Deus, se transformou em “chocolate quente”. Ao invés de declaramos que o Espírito habita em nós, admitimos a existência de um impostor no lugar dele. O Deus de perto e de longe (“Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?” Jeremias 23:23), agora é só de perto. Percebe quanta coisa vai entrando e nós vamos aceitando? E o que é pior, apoiando e divulgando.

Quero chamar sua atenção para uma coisa:

Cristo é suficiente!  Ele nos basta!


Peguemos todas essas panacéias humanas e voltemos para a suficiência de Cristo e de sua Palavra.

“Então Jesus disse para os que creram nele: – Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará... Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres”. João 8:31,32 e 36

“De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus”. 1 Coríntios 1:18




Há uma canção antiga que é um resumo das coisas que constituem a base da nossa fé:

Deus enviou seu filho amado.
Pra nos salvar e perdoar
Na cruz sofreu
Por meus pecados
Mas ressurgiu
E vivo com o Pai está:
Porque ele vive
Posso crer no amanhã
Porque ele vive
Temor não há
Mas eu bem sei, eu sei
Que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus
Que vivo está
E quando enfim
Chegar a hora
Em que a morte enfrentarei
Sem medo então
Terei vitória
Verei na glória
O meu Jesus
Que vivo está.



Os homens inventam muitas coisas, mas Deus enviou Jesus, como a solução para todos os nossos problemas.

“Portanto, louvemos a Deus pela sua gloriosa graça, que ele nos deu gratuitamente por meio do seu querido Filho. Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura! Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo. Esse plano é unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra. Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo”. Efésios 1:6-11





Cristo é suficiente!





Por: Isaias de Oliveira Silva – Pastor do Projeto Vida Nova do Méier e Diretor do Seminário Vida Nova.
Bacharel em Teologia, Mestre em Teologia, com ênfase em ministérios globais, Marketing (cursando).








Versões Bíblicas utilizadas:  Nova Tradução na Linguagem de Hoje, Almeida Revista e Corrigida

Um comentário:

  1. Muito importante as consideraçoes citadas,hoje em dia as pessoas procuram por muitas novidades,guando o que é necessário nem sempre se é vivido.Devemos ser mas praticates da palavra e menos invencionistas se é que existe esse termo!!!graça e paz!!!

    ResponderExcluir