sábado, 9 de agosto de 2014

A VERDADEIRA IGREJA


Creio que este título pode gerar reações e expectativas diferentes: alguns podem achar muita pretensão de alguém determinar a Verdadeira Igreja, e outros se encherão de expectativas e curiosidade.

Vivemos em um mundo pluralista e este pluralismo também se manifesta no contexto religioso, onde um número cada vez maior de denominações aparecem.
Segundo pesquisas, a cada 2 horas uma nova igreja evangélica é registrada no Brasil, totalizando 12 por dia e 4.380 novas igrejas por ano. É claro que muitas destas igrejas são da mesma denominação, porém, muitas delas são novas nomenclaturas, veja alguns nomes:


IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS ADVENTISTA ROMARIA DO POVO DE DEUS
IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS BOTAS DE FOGO ARDENTES E CHAMUSCANTES
IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS CAPRICHOSOS NA OBRA DE DEUS
IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DA BEIRA DA ESTRADA DE TRIBOBÓ
IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DO PAI DO FILHO DO ESPÍRITO SANTO
IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DO PAPAGAIO SANTO QUE ORA A BÍBLIA
IGREJA BAILARINAS DA VALSA DIVINA
IGREJA BAMBOLÊS SAGRADOS
IGREJA BATE PALMAS 40 DIAS
IGREJA BATISTA A PAZ DO SENHOR
IGREJA BATISTA A PAZ DO SENHOR (ANTI GLOBO)
IGREJA BATISTA AS ANDORINHAS DE CRISTO
IGREJA BATISTA HORTO DE FÉ
IGREJA BATISTA INCÊNDIO DE BÊNÇÃO
IGREJA BATISTA LOGARÍTMICA DO REINO DE DEUS
IGREJA BATISTA NERO SE ARREPENDEU, E VOCÊ?!
IGREJA BATISTA OH GLÓRIA!
IGREJA BATISTA PALMA DA MÃO DE CRISTO
IGREJA BATISTA PARE DE RESISTIR A BÊNÇÃO DE DEUS
IGREJA BATISTA PENTECOSTAL A COBRA DE MOISÉS QUE ENGOLIU AS OUTRAS MÁS E FRACAS (ESSA IGREJA CHOVE MILAGRES!)
IGREJA BATISTA PONTE PARA O CÉU
IGREJA BATISTA PRONTO-SOCORRO DAS ALMAS
IGREJA BATISTA TIÇALEAH
IGREJA BATISTA TOO MUCH
IGREJA CASTELBLANKO DA VIDIGUEIRA
IGREJA CLÍNICA DA ALMA
IGREJA COMUNIDADE EVANGÉLICA SHALON ADONAI CRISTO
IGREJA CONGREGAÇÃO PASSO PARA O FUTURO
IGREJA CONGREGACIONAL BOCA DO PEIXE
IGREJA CONGREGACIONAL DE AGRONOMIA DA SALVAÇÃO
IGREJA CONGREGACIONAL EXIGIMOS A GRAÇA DE DEUS
IGREJA CONGREGACIONAL EXPLOSÃO DA FÉ
IGREJA CONGREGACIONAL MANÁ CAÍDO DO CÉU
IGREJA CONTATO DIRETO DE VIGÉSIMO GRAU COM MILAGRES
IGREJA CORAÇÃO RECICLADO
IGREJA CÓSMICA DO PODER PLENO E MISTERIOSO
IGREJA C.R.B. (CORTINA REPLETA DE BÊNÇÃO)
IGREJA CRISTÃ DE TERAPIA CONTRA O ENCOSTO
IGREJA CRISTÃ DO NOVO AMANHÃ
IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA ESPÍRITA NACIONAL
IGREJA CRISTÃ PRESBÍTERO-SANTENSE
IGREJA CRISTO E POVO DO RIO
IGREJA CRISTO É SHOW
IGREJA CRUZADA EVANGÉLICA COM PASTOR WALDEVINO COELHO, A SUMIDADE
IGREJA CRUZADA EVANGÉLICA DO MINISTÉRIO DE JEOVÁ E DEUS DO FOGO
IGREJA CRUZADA EVANGÉLICA DO MINISTÉRIO DE JEOVÁ E DEUS É FIEL
IGREJA DA BÊNÇÃO MUNDIAL PEGANDO FOGO DO PODER
IGREJA DA BOA SORTE
IGREJA DA DEVOÇÃO DO SANTUÁRIO DE DEUS
IGREJA DA POMBA BRANCA
IGREJA DA REVELAÇÃO RÁPIDA
IGREJA DA VITÓRIA DO POVO CARIOCA
IGREJA DEKANTAHLAHBASSYÍ
IGREJA DE DEUS DA PROFECIA NO BRASIL AMÉRICA DO SUL
IGREJA DEVOTOS DE CRISTO AO EXTREMO
IGREJA DIVISÃO DO MAR E MOISÉS
IGREJA DO AMOR MAIOR QUE OUTRA FORÇA
IGREJA DO PASTOR SASSÁ
IGREJA DO RIO QUE CORRE TORTO
IGREJA DOS ANJOS E SUAS TROMBETAS ESTRIDENTES
IGREJA DOS BONS ARTIFÍCIOS
IGREJA DOS CHINESES EM FÉ
IGREJA DOS HABITANTES DE DABIR
IGREJA ESTE BRASIL É ADVENTISTA
IGREJA E.T.Q.B. (EU TAMBÉM QUERO A BENÇÃO)
IGREJA EVANGÉLICA A HISTÓRIA DOS CRISTÃOS
IGREJA EVANGÉLICA A MAIOR
IGREJA EVANGÉLICA ADÃO É O HOMEM
IGREJA EVANGÉLICA BATALHA DOS DEUSES
IGREJA EVANGÉLICA BATISTA BARRANCO SAGRADO
IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA DA BOA INTENÇÃO


É impossível não rir ao ler esta lista...

O que mais me inquieta não são a infinidade de nomes, mas a filosofia que impera em nossos arraiás evangélicos onde a denominação e o lugar de culto é algo considerado por muitos como: hiper, super e mega sagrado. Esvaziando o conceito Cristão e neotestamentário (me desculpe se soar redundante) sobre a verdadeira natureza da Igreja.
Na conversa entre Jesus e a mulher samaritana, esta última trás a baila a questão da adoração como algo geográfico:

- "Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta. Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura." (João 4:19-23 NVI)

Jesus deixa muito claro, que a verdadeira adoração não tem a ver com o lugar e sim com um relacionamento pessoal e sincero para com Deus. Ou seja, o lugar que Deus procura é um coração devoto e sincero!
Talvez você esteja preocupado com esta afirmação, pensando ser ela um incentivo para uma vida isolada da coletividade do corpo, porém, não é isto que está em questão.
Quero chamar a sua atenção para uma coisa: santo não é o lugar e sim o coração devoto a Deus.
Por isto Jesus disse:

- "Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu: — Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: “Vejam! Está aqui” ou “Está ali”. Porque o Reino de Deus está dentro de vocês."(Lucas 17:20-21 NTLH)

Não é o lugar que santifica as pessoas, tampouco determina a presença e a manifestação de Jesus e do Espírito Santo.
- "Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”. (Mateus 18:20 NVI)

Jesus se manifesta onde Ele é o centro da reunião!


Não estou com isto diminuindo e nem tirando o valor e a legitimidade do lugar em que nós nos reunimos, pelo contrário, estou refutando a idéia de divinização do lugar de culto, onde se crê que o simples  fato de ir à igreja é suficiente para que eu receba o favor de Deus e garanta a minha salvação, desviando-se da idéia Bíblica da comunhão e da responsabilidade pessoal de cada Cristão. Gerando pessoas descompromissadas e supersticiosas.

"Tenho que ir à igreja" - dizem alguns - "porque o negócio está feio para o meu lado".

Esta declaração revela o entendimento equivocado de alguns, onde se pensa que a simples ida a "igreja" vai resultar em aceitação e mérito diante de Deus. Esta visão de que o Lugar é Sagrado, nada tem a ver com o Evangelho.

Jesus lidou com esta idéia de SUPERVALORIZAÇÃO do templo, veja:
- "Alguns dos seus discípulos estavam comentando como o templo era adornado com lindas pedras e dádivas dedicadas a Deus. Mas Jesus disse: “Disso que vocês estão vendo, dias virão em que não ficará pedra sobre pedra; serão todas derrubadas”." (Lucas 21:5-6 NVI)

Jesus ensinou que o templo terrestre tem uma duração, pois é uma simples construção humana, mas a casa que Ele escolheu para habitar - o homem - é eterna!

"Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas." (2 Coríntios 5:1 NVI)

É muito mais confortável atribuir um valor sobrenatural ao lugar de culto, pois nos isenta da responsabilidade de vivermos com "sal da terra e luz do mundo" e de desenvolvermos um relacionamento de comunhão constante com Deus e com o Espírito Santo.

Quando entendemos que nós somos a Casa que Deus escolheu para habitar,  nos preocupamos mais em mantê-la limpa e adornada para o Espírito Santo:

- "Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?" (Tiago 4:5 NVI)

- "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo." (1 Coríntios 6:19-20 NVI)


Portanto, a verdadeira Igreja é o Corpo de Cristo, formado de homens e mulheres que nasceram de novo e vivem em comunhão com Deus.

Que a nossa ida à Casa de Oração, seja feita com um coração grato a Deus e anelante por sua presença e ainda, com as mãos prontas para servir e não apenas para receber os favores do Senhor.

A verdadeira Igreja não é um lugar, mas um povo que ama a Deus, não se concentra em um bairro ou região, mas está espelhada em toda a terra, até mesmo em lugares não identificados no mapa.

FINALIZO, estimulando você a não deixar de estar em sua congregação, pois ali você estará servindo ao Senhor junto dos seus irmãos e cumprindo o propósito de alcançar o mundo para Cristo gerando filhos para Deus. Porém, faça isto consciente de que o prédio não vai lhe dar o que só Jesus pode dar e que a sua ida é primeiramente para dar e depois para receber. Pois "mais bem aventurada coisa é dar do que receber." Descartando a falsa idéia de que a sua denominação é a melhor e de que o Senhor só se manifesta no templo que você frequenta. Pois Ele não muda lugares e sim pessoas, que por sua vez cheias da sua presença, mudam o lugar onde estão.

Não vá simplesmente a igreja! Seja A Igreja!

Soli Deo Glória!

Pastor do Projeto Vida Nova do Méier. Diretor do Seminário Vida Nova e Presidente da Diretoria do Conselho de Pastores do Projeto Vida Nova (CONAVIN). - Bacharel em Teologia; - Mestrado em Teologia com ênfase em Ministérios Globais; - Graduação em Marketing; - licenciatura em Filosofia; - Graduação nacional em Liderança Avançada do Instituto Haggai; - Formado no curso de Desenvolvimento de Equipes no Instituto Legislativo Brasileiro; - Curso de Administração de Materiais na Fundação Getúlio Vargas; - MBA em Gestão Estratégica de pessoas (cursando).


Nenhum comentário:

Postar um comentário