terça-feira, 7 de agosto de 2012

VOCÊ VAI OU NÃO VAI?


“Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;” Mateus 24:38-40


Se levássemos este texto ao pé da letra, poderíamos afirmar que 50% das pessoas não se salvariam.  Porém, sabemos que Jesus não tinha a intenção de estabelecer um percentual, e sim nos advertir sobre algo muito importante: nem todos serão arrebatados no dia da sua vinda. Pessoas que trabalham em uma mesma empresa, que estudam em uma mesma escola e que freqüentam a mesma igreja, terão um destino diferente.
Jesus faz um paralelo da sua vinda com o dilúvio, destacando que, nos dias que antecederam ao dilúvio as pessoas estavam tão ocupadas e distraídas que não perceberam quando Noé entrou na arca. Esta atitude mostrou total falta de importância ao plano que Deus elaborou para a salvação dos seres vivos.

Resumindo: a atitude dos homens era de um apego tão exagerado as coisas da vida que não atentaram para o que Deus estava fazendo.

Jesus declara, que este fato se repetirá em sua vinda, dando a entender que, as pessoas estariam completamente distraídas e envolvidas em seus projetos e desejos, que não dariam importância para o Evangelho e não entrariam na arca, isto é, não receberiam a salvação concedida por Ele.

Existem muitas coisas no mundo para nos distrair e nos envolver, porém, não podemos nos envolver por elas e perder Jesus de vista, ou seja, viver uma vida distante dEle.

Há na Bíblia, inúmeros textos que nos advertem quanto a isto, veja:


  • “Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.” Hebreus 12:1-2 NTLH – o grifo é meu


  • “Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.” Lucas 21:28


Existem coisas que nem são consideradas pecado, porém, podem estar nos distraindo e servindo de embaraço para que vivamos plenamente em comunhão com o Senhor e nos impedindo de fazer a sua obra. 


Não permita que nada tome o lugar de Deus na sua vida!

Precisamos atentar para a nossa escala de valores e não deixar em último plano àquilo que é mais importante: Deus.

“Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem; mas também os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa.” 1 Coríntios 7:29-31 O grifo é meu


Aprendemos com este texto Bíblico que não podemos ficar absorvidos e influenciados pelas coisas deste mundo e nos esquecer de Deus. O texto vai ainda mais longe: “a aparência deste mundo passa”, ou seja, nada neste mundo é para sempre, é temporal e um dia passará. Mas as coisas que Deus preparou para nós são eternas!

Não troca o eterno pelo passageiro, nem o duradouro pelo fugaz!

Que Deus seja o elemento principal e a presença indispensável em cada área de sua vida e em todos os seus relacionamentos.

Quando Moisés entrou na arca, o Senhor a fechou por fora...

Um dia a porta da graça também se fechará.

E então: você vai ou não vai? 




Pr. Isaias de Oliveira Silva


Pastor do Projeto Vida Nova do Méier. Diretor do Seminário Vida Nova e Presidente da Diretoria do Conselho de Pastores do Projeto Vida Nova (CONAVIN). - Bacharel em Teologia; - Mestrado em Teologia com ênfase em Ministérios Globais; - Graduação em Marketing; - licenciatura em Filosofia; - Graduação nacional em Liderança Avançada do Instituto Haggai; - Formado no curso de Desenvolvimento de Equipes no Instituto Legislativo Brasileiro; - Curso de Administração de Materiais na Fundação Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário