quarta-feira, 11 de maio de 2011

“Quando a mentira se torna comum, a verdade é assassinada”



ISAIAS 59:3-21 – BÍBLIA VIVA







3 - As suas mãos estão sujas do sangue das pessoas que vocês mataram, os seus dedos estão sujos de pecado. Vocês vivem falando mentiras e cochichando maldades.
√ Viver falando mentira é fazer da mentira um estilo de vida, e não sentir nenhum peso ou arrependimento. Na verdade, a mentira se torna uma “ferramenta de trabalho”.

4 - Ninguém exige que a justiça seja cumprida. Nos tribunais, os julgamentos são baseados em mentiras! Vocês confiam em ilusões e espalham mentiras por toda a parte; estão sempre planejando e realizando suas maldades.
√ Isso era muito comum na Época de Jesus e na Idade Média, as pessoas iam para os tribunais completamente vulneráveis, pois os doutores da lei (fariseus e clero), já estavam preparados para derrotá-los. Como se não bastasse, se mobilizavam para denegrir a imagem dos acusados. Eles levavam a mentira tão a sério, que John Wycliffe (1320-1384), chamado de “estrela da alva da reforma”, foi condenado herege depois de morto, em 4 de maio de 1415. Seu corpo foi exumado e queimado e as cinzas lançadas no rio Arno(Swift).

Exumação e cremação dos ossos de John Wycliffe



5 - Passam seu tempo pensando em coisas ruins, piores que cobras e aranhas venenosas. E depois executam seus planos perversos, ações para destruir outras pessoas.
√ É de assustar, mas era isso o que acontecia no meio do povo de Israel.

6 - Esses planos malvados não ajudam a ninguém; tudo que vocês fazem está carregado de pecado; a violência é sua marca registrada.
√ Não se pode esconder a indiferença e o descaso. O amor fingido é bizarro. A violência no coração torna o carinho algo agressivo, que adoece.


7 - Vocês correm rapidamente quando se trata de fazer o mal; são velozes para matar gente inocente! Os seus pensamentos estão voltados apenas para o pecado, e vocês deixam atrás de si um rastro de sofrimento e morte.
√ Urgência no que diz respeito ao mal, para ferir e humilhar. Lembro de um outro texto Bíblico: “Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” Provérbios 6:16-19

8 - Nada sabem da verdadeira paz; em suas vidas não há a menor marca de justiça. Fizeram de suas vidas um caminho torto por causa do pecado; quem andar como vocês nunca saberá o que é paz!
√ Nem uma marca de justiça, nem uma “mancha”...Tiram a paz de quem está do seu lado.


9 - Por causa de todo esse pecado, vocês não estão recebendo as bênçãos de Deus. Por isso o Senhor não os liberta de seus sofrimentos. Por isso vocês vivem na escuridão, em vez de viverem na luz, como esperavam. Não é à toa que andam em trevas!
√ Acaba uma dor, vem outra. Passa um problema, e aí vem outro pior. Sofre uma perda, depois mais perdas.

10 - É por isso que vocês andam como cegos, segurando aqui e ali, tropeçando em plena luz do dia, como se já fosse noite escura. É por isso que vocês perderam suas forças e parecem gente morta no meio de homens fortes e robustos!
√ Como disse o Pr. Neil Barreto: “O diabo tirou a essência, mas não tirou a existência”. São mortos-vivos.


11 - Vocês rugem como ursos famintos; gemem baixinho como pombas. Esperam que Deus faça justiça e os salve, mas Ele Se afastou de vocês, nem olha mais em sua direção
√ Se barulho ganhasse guerra...Há um relato Bíblico interessante: o povo de Israel após muitas baixas no seu exército (4 mil homens morreram), resolvem trazer a Arca da aliança(símbolo da presença e da Glória de Deus) e levá-la a guerra, como símbolo de segurança. Em linguagem mais coloquial, como amuleto mesmo! Quando vêem a arca, dão um brado de júbilo tão grande que os filisteus ouvem do seu arraial. E qual o final da história? – A Arca é levada, Eli, o sumo-sacerdote que não repreendia os filhos pelos erros que cometiam, caí quebra o pescoço e morre. Seus filhos Hofni e Finéias são mortos. E para piorar a situação morrem mais 30 mil homens! (Leia 1º Samuel 4)

12 - porque os seus pecados se amontoam diante do Deus justo; os seus pecados acusam vocês diante do Senhor. Sim, nós sabemos como somos pecadores.
13 - Conhecemos bem a nossa desobediência. Nós mentimos ao nosso Deus, fugimos do Senhor; nós maltratamos e exploramos, e ainda nos orgulhamos disso. Fomos injustos e fizemos planos malvados e mentirosos.
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” Gálatas 6:7-10

14 - Em nossos tribunais, o justo é que era condenado; por isso a justiça fugiu de nós. A verdade caiu morta em nossas ruas, e a decência não tem lugar em nossas cidades.
Isso é muito forte: A justiça fugiu e a verdade foi assassinada!


15 - Sim, a verdade sumiu! Quem procura levar uma vida decente e honesta, é perseguido como o pior dos criminosos. O Senhor viu todo esse mal e ficou zangado por ver que não se tomava nenhuma providência contra o pecado.



16 - Ele viu que não havia ninguém para ajudar vocês, ficou admirado de que ninguém se apresentasse para livrá-los do pecado. Por isso, Ele mesmo tomou a iniciativa de salvação, com o seu poder e a sua justiça.
17 - Ele Se vestiu de justiça, como uma couraça; colocou na cabeça o capacete da salvação, e por cima, jogou um manto de vingança e ira divina.
18 - Ele dará aos seus inimigos o castigo justo pelos pecados que cometeram; Ele castigará até mesmo os povos mais distantes.
19 - Então, finalmente, de leste a oeste todos respeitarão e glorificarão o nome do Senhor. Ele virá como um rio que transborda, empurrado para frente pelo Espírito do Senhor.
20 - Sim, o Libertador virá a Sião, para salvar os arrependidos; esta é a promessa do Senhor.
21 - "Quanto a mim, este é o meu trato com eles", diz o Senhor: "O meu Santo Espírito, que está sobre vocês, e as minhas palavras, que eu pus nas suas bocas, nunca mais se afastarão do povo de Israel; nem de vocês, nem de seus filhos, nem de seus netos, para todo sempre."


Este texto foi usado como base para a mensagem que preguei em nossa última Ceia, dia 01/05/11.

Lembro de uma frase de Nietzsche: “até agora a única coisa que foi proibida sempre, por princípio, foi a verdade
Ao longo da história, encontramos várias situações onde a verdade causava medo e as idéias eram perseguidas.
A exemplo de Jesus, matam os que pregam a verdade, pensando que com isso, matarão a verdade.
Nós cremos que o nosso Deus é um Deus de Verdade e da Verdade.

“Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”. João 14:6


E que por mais que o mundo cresça em iniquidade, a verdade sempre prevalecerá e por fim reinará.

“Uma geração louvará as tuas obras à outra geração e anunciará as tuas proezas. Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas. E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza. Publicarão abundantemente a memória da tua grande bondade e cantarão a tua justiça. Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino e relatarão o teu poder, para que façam saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações. O Senhor sustenta a todos os que caem e levanta a todos os abatidos. Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo. Abres a mão e satisfazes os desejos de todos os viventes. Justo é o Senhor em todos os seus caminhos e santo em todas as suas obras.” Salmos 145:4-17

Sejamos homens da verdade.



Que o Senhor te abençoe poderosamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário